Gestão de loteamentos: como a automatização pode ajudar sua gestão de cobrança?

Fazer a gestão de loteamentos não é fácil. Ao organizar pagamentos, cobranças, taxas e contratos, muitos desafios são levantados e acabam por burocratizar todo o negócio.Para te ajudar com esse problema, desenvolvemos esse artigo.

Por 
Thiago Diniz
, em 
19/5/2021 17:23

Fazer a gestão de loteamentos não é fácil. Ao organizar pagamentos, cobranças, taxas e contratos, muitos desafios são levantados e acabam por burocratizar todo o negócio.

Para te ajudar com esse problema, desenvolvemos o artigo abaixo. Nele você vai ver mais sobre como realizar a gestão de cobranças de um loteamento de maneira mais simples, direta e automatizada. 

Entenda em pequenos passos a importância de automatizar questões primordiais no seu negócio, como régua de cobrança e armazenamento de dados. Além disso, veja como esse tipo de gestão vai fazer sua empresa ganhar eficiência e resultado já no curto prazo.

Como você gerencia o seu loteamento?

Quando você olha para o seu negócio, ele se parece mais com o passado ou com o futuro? Essa pergunta pode parecer simples, mas diz muito sobre o tempo gasto em muitos processos cotidianos e até mesmo sobre o nível de inadimplência de um negócio, que no setor imobiliário brasileiro fica entre 18% e 22%.

Fazer a administração desses encargos compreende altos custos operacionais com cobranças e com o processamento financeiro por trás de uma estrutura que, muitas vezes, tem milhares de lotes e clientes distintos.

Muitas vezes, a estruturação e preenchimento de planilhas não satisfaz a complexidade da operação. Além disso, outro ponto que burocratiza o processo é o armazenamento dessas informações, que, além de oferecer pouco ou nenhum insight para o crescimento do seu negócio, ainda pode gerar inúmeros erros.

Automatização: como ela pode ajudar sua gestão de cobrança?

São muitos os processos em que a automatização consegue atuar na sua gestão. Veja alguns:

Régua de cobrança

Sua régua de cobrança é eficiente? Muitas vezes atuar de maneira errada nessa técnica acaba aumentando o nível de inadimplência por motivos como esquecimento, desconhecimento de regras e formas de pagamento insuficientes.

Ao automatizar sua régua, o cliente receberá, de maneira estruturada, cobranças ao longo do mês e avisos que utilizam diversos canais. Isso sempre com o mesmo tratamento e senso de urgência e a cada novo caso, o que transmite a sensação de segurança do seu negócio ao cliente.

A intenção é evitar desgastes desnecessários que possam desestimular o cliente inadimplente a quitar ou procurar soluções para amenizar suas dívidas. Ao estruturar esse passo, seu negócio tem grandes chances de diminuir a porcentagem de inadimplência.

Centralização e armazenamento de dados

A automatização da gestão de cobranças também tem como objetivo centralizar as informações e facilitar o acesso das pessoas responsáveis por esses dados. Muitas vezes ela pode também trazer insights para o negócio, indicando tendências que por ventura podem ser usadas para solucionar problemas com maior agilidade.

Quando falamos de centralização de dados, é possível visualizar com precisão quais métodos de pagamento são mais acionados, quais são os perfis dos seus clientes, qual a média e a porcentagem de inadimplentes e até mesmo seus encargos financeiros.

De acordo com as informações geradas, é possível compreender os fenômenos e alterar as estratégias da sua empresa. Tudo isso com economia na operação, visando aumentar seu desempenho financeiro como um todo.

Ajuste de metas de vendas

A automatização também pode acarretar em ajustes das metas de vendas, tornando-as realistas para seus corretores. Isso se deve ao fato de que é possível trazer o histórico dos números de forma facilitada, permitindo acompanhamento específico e personalizado.

Dessa forma, sua empresa consegue medir o desempenho das vendas de modo geral e de cada vendedor, além de identificar perfis de clientes. Com a união das informações, é possível designar times ou funcionários específicos para cada perfil, o que traz assertividade na venda.

Toda essa potencialização proporcionada pela tecnologia e seus indicadores pode, ainda, ajudar sua empresa a perceber falhas nas vendas. Consequentemente, o suporte possibilita a realização de ajustes de equipes e o oferecimento de treinamentos e capacitações aos seus funcionários de forma clara e justa.

Pagamentos recorrentes

Uma gestão de loteamentos completa passa por estruturar formas de pagamentos recorrentes aos seus clientes. O objetivo maior desse movimento é diminuir a inadimplência, já que sua API de pagamentos consegue definir um conjunto de instruções para otimizar as cobranças de forma automática.

Atualmente, são três os meios mais comuns de pagamento recorrente: cartão de crédito, débito automático e boleto registrado. Isso sem considerar o PIX, que já caiu no gosto do brasileiro e movimentou R$ 230 milhões, somente em abril de 2021.

A recorrência também pode se aproveitar da automatização de maneira simples: com base nos dados dos pagamentos, é possível oferecer facilidades, como troca da data de pagamento mensal, ou até mesmo ratificar o método de pagamento preferido de cada cliente.

Padronização de contratos

Padronizar os contratos ajuda a loteadora a fazer as cobranças de forma direta e facilita a realização de auditorias. Com isso, as revisões e atualizações periódicas se tornam mais simples ao longo do tempo.

A partir dessa padronização, é possível criar cronogramas para as revisões e relatórios com os problemas e erros que podem gerar prejuízos para seu negócio. Assim, sua equipe poderá agir e controlar as situações de forma organizada.

A automatização, portanto, ratifica toda uma política de gestão de contratos, o que acaba por oferecer credibilidade a uma área tão sensível do seu negócio. Vale ressaltar que, quando mal feita, essa administração pode gerar litígios judiciais e multas, o que prejudicaria a empresa e sua imagem.

Relacionamento com o cliente

Muitos pensam que ao automatizar processos de gestão para loteamentos, o relacionamento com o cliente se perde, o que não acontece. Uma comunicação bem planejada, como mostrado na régua de cobrança, traz mais confiança do seu cliente.

A centralização de informações também ajuda no relacionamento com seu cliente: as informações não ficam desencontradas e, portanto, as soluções são mais acessíveis, com respostas mais rápidas e informativas. Situações específicas também podem ser utilizadas a seu favor, já que padrões e tendências sempre se repetirão.

Esses fatores tornam sua marca uma referência no mercado, atraindo novos potenciais clientes, e a automatização faz com que seu negócio consiga estruturar o atendimento para resolver os problemas de forma rápida e eficiente.

Deixe a Hent resolver o seu problema

Trabalhamos com automatização dos processos de cobrança do seu loteamento, desde as notificações por diversos canais, como WhatsApp, SMS ou e-mail, e no fluxo de gestão dos contratos, sejam eles novos ou ativos. Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar.